Quando a neuropsiquiatria pode me ajudar?

É difícil observar que problemas de memória, humor ou comportamento afetam a qualidade de vida de seus entes queridos.

Não há nada mais assustador do que as coisas que não entendemos.

Você pode estar procurando respostas para si mesmo, para um ente querido, para um funcionário ou um colega de trabalho.

Ajudar efetivamente um paciente que sofre exige uma compreensão integrada de como a mente, o cérebro, o corpo e o histórico de vida pessoal e as circunstâncias atuais interagem e influenciam uma doença ou um problema que causa angústia.

A neuropsiquiatria combina conhecimento especializado em distúrbios do sistema nervoso (neurologia) e transtornos mentais (psiquiatria).

Neurologia foi a especialidade do famoso médico Freud: o "pai" da abordagem e tratamento das doenças mentais.

Depressão, transtorno de ansiedade social e transtorno de estresse pós-traumático são as doenças mais comuns categorizadas como condições neuropsiquiátricas, mas também podem ajudar pacientes com doença de Alzheimer, doença de Parkinson, transtorno bipolar, TOC, esquizofrenia, síndrome do pânico, entre outras.

Um diagnóstico correto é fundamental para preparar o cenário para a jornada às vezes longa de volta ao bem estar.

Muitas pessoas que sofrem de sofrimento psico-psiquiátrico, neurológico ou físico têm vários "diagnósticos" e eles também costumam ter outros problemas. Por exemplo, doença de Parkinson causando depressão ou devastação psicológica causada pelo início da perda de memória.

Parte da visão de um neuropsiquiatra no que diz respeito ao atendimento ao paciente é ajudar a facilitar a compreensão e a compaixão pelas pessoas que sofrem de condições neuropsiquiátricas.

Em uma consulta neuropsiquiátrica a condição do paciente será avaliada e diagnosticada. Após testes adicionais, a neuropsiquiatra pode recomendar um plano de tratamento de curto ou longo prazo, dependendo do caso de cada paciente. Cada consulta é diferente, mas pode ser administrada de maneira semelhante.

Uma consulta neuropsiquiátrica é um procedimento não invasivo, mas pode ser exaustivo, dependendo do número de testes e das horas de avaliação. Pode ser difícil para alguns pacientes e isso pode afetar os resultados, especialmente quando o paciente fica perturbado, estressado ou cansado durante o processo.

Se você tiver dúvidas sobre se um neuropsiquiatra é adequado para você ou seu ente querido ou para saber como o essa especialidade pode ajudar, entre em contato.

O mais importante é encontrar profissionais médicos experientes especializados no tratamento da condição específica que afeta você ou seus entes queridos.