Meu filho tem sinais de distúrbios neurológicos?

Os distúrbios neurológicos afetam a maneira como o cérebro ou o sistema nervoso funciona com sintomas que variam dependendo de onde a disfunção ocorre.

Os distúrbios neurológicos têm um amplo espectro e podem ter várias causas, complicações, sintomas e resultados.

Quanto mais cedo um distúrbio neurológico for identificado, melhor será para o seu filho.

Essas condições podem afetar pessoas em todas as faixas etárias; no entanto, poucas condições neurológicas se apresentam apenas durante os primeiros anos de desenvolvimento.

Você deve ficar alerta em saber que os distúrbios não diagnosticados podem causar uma grande dificuldade que reduzirá seriamente a qualidade de vida do seu filho.

Existem vários distúrbios neurológicos que afetam as crianças.

Autismo, epilepsia, paralisia cerebral, sequelas de lesão cerebral e dor de cabeça são os distúrbios neurológicos mais comuns observados em crianças. Cada distúrbio e os sintomas associados a ele variam em cada criança.

Esses distúrbios podem ocorrer por vários motivos diferentes. Eles também podem resultar a qualquer momento, antes de uma criança nascer para mais tarde na vida. Em muito poucas circunstâncias, não há causa óbvia do distúrbio.

A maioria dos distúrbios, no entanto, se enquadra em uma das seguintes categorias:

• Congênita (ou presente no nascimento) - envolve anormalidades genéticas ou cromossômicas, distúrbios metabólicos ou malformação congênita.

• Pré / Perinatal - Fatores que se enquadram nessa categoria incluem itens como parto difícil, baixo peso ao nascer, falta de oxigênio, infecções ou toxinas ambientais.

• Adquiridos - ocorrem algum tempo após o nascimento e podem incluir lesão cerebral traumática, distúrbios imunológicos, infecções, lesões na medula espinhal, tumores ou toxinas ambientais.

Os sintomas de um distúrbio neurológico dependerão de onde a anormalidade ou lesão ocorre. Os sintomas podem ser físicos, psicológicos ou uma combinação de ambos.

Os principais sinais iniciais de um distúrbio neurológico incluem:

• Má coordenação muscular - Isso pode ser visto na mesma época em que uma criança começa a engatinhar ou andar. O sintoma aparece em uma caminhada arrastada, agachando-se ao invés de ficar ereto e caminhar na ponta dos pés.

• Espasmos / convulsões - Estes são movimentos incontroláveis ​​e podem aparecer como um problema em um membro ou em todo o corpo. Onde quer que ocorram, é um forte sinal de algum tipo de distúrbio epilético.

• Problemas no tônus ​​muscular - Se seu filho parece andar ou se mover de uma maneira particularmente rígida ou parece incapaz de controlar os braços e as pernas, fazendo com que pareçam flexíveis como os de uma boneca, isso é uma indicação de que a avaliação é necessária. .

• Problemas de concentração - problemas de atenção podem se manifestar em dois extremos. Por um lado, seu filho pode não conseguir se concentrar em nada por muito tempo. Enquanto a capacidade de prestar atenção aumenta à medida que a criança envelhece, as pessoas com distúrbios neurológicos não mostram progressão. No extremo oposto está a criança que se concentra tanto em algo que o resto do ambiente passa despercebido.

Cada condição neurológica se manifesta de maneira diferente em crianças diferentes. Muitos distúrbios neurológicos em crianças exigirão alguma forma de tratamento ao longo da vida, mas a intervenção precoce torna possível minimizar os problemas associados a um distúrbio desse tipo.

Se você notar algum atraso no desenvolvimento do seu filho, procurar uma opinião médica de um Neurologista em caso de dúvida é sempre aconselhável.

Os pais devem prestar atenção a qualquer sintoma incomum que o filho represente e sempre levar as preocupações da criança a sério.