top of page
  • Foto do escritorDra. Claudia Neurologista

É TDAH ou algo mais?

Como o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é diagnosticado em crianças e adultos.


Sua atenção é facilmente desviada, é irremediavelmente desorganizado ou frequentemente esquecido e se pergunta se o responsável pelo transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é o culpado? Você olha para seu filho inquieto e acha que pode ser TDAH?


Antes de tirar conclusões, lembre-se de que o diagnóstico de TDAH não é tão simples assim. Por si só, nenhum dos sintomas do déficit de atenção é anormal. A maioria das pessoas se sente dispersa, sem foco ou inquieta às vezes. Mesmo hiperatividade ou distração crônica não são necessariamente iguais a TDAH.


O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um distúrbio comportamental que inclui sintomas como falta de atenção, hiperatividade e impulsividade.

Os sintomas do TDAH tendem a ser notados em idade precoce e podem se tornar mais visíveis quando as circunstâncias da criança mudam, como quando elas começam a escola.


Se você acha que você ou seu filho podem ter transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), considere conversar com o seu médico sobre isso.


Não existe um teste médico, físico ou outro único para diagnosticar TDAH.


Para determinar se você ou seu filho tem TDAH, um médico precisará estar envolvido e você pode esperar que eles usem várias ferramentas diferentes: uma lista de verificação de sintomas, respostas a perguntas sobre problemas passados ​​e presentes ou um exame médico para descartar outras causas de sintomas.


Independentemente da apresentação específica do TDAH - desatento, hiperativo-impulsivo ou combinado - várias condições devem ser atendidas para se chegar a um diagnóstico oficial:


  • Vários sintomas presentes antes dos 12 anos

  • Os sintomas estão presentes em várias configurações (casa, escola, trabalho)

  • Os sintomas interferem ou reduzem o funcionamento diário

  • Os sintomas não são melhor explicados por outra condição de saúde mental


O TDAH parece diferente em todas as pessoas, por isso existe uma grande variedade de critérios para ajudar os profissionais de saúde a chegarem a um diagnóstico. É importante ser aberto e honesto com o especialista que conduz sua avaliação, para que ele possa chegar à conclusão mais precisa.



Muitas pessoas só aprendem que têm TDAH quando se tornam adultos.


Alguns descobrem depois que seus filhos recebem o diagnóstico. À medida que são informados sobre a doença, também percebem que a têm.


Para outros, os sintomas finalmente superam suas habilidades de enfrentamento, causando problemas significativos o suficiente em sua vida diária e buscando ajuda.


Se você reconhecer os sinais e sintomas do TDAH em si mesmo, agende uma visita com um profissional de saúde mental para uma avaliação. Depois de fazer a consulta inicial, é normal sentir-se um pouco nervoso.


Os sintomas do TDAH geralmente melhoram com a idade, mas muitos adultos diagnosticados com a doença em tenra idade continuam a ter problemas.


Pessoas com TDAH também podem ter problemas adicionais, como distúrbios do sono e ansiedade.

___________________________________


Dra. Claudia Soares Alves

Médica Neurologista

CRM GO 12452  |  CRM MG 41000

RQE 7919 e 6115



192 visualizações0 comentário
bottom of page