Perda de memória: quando procurar ajuda?

Você não está se lembrando de coisas que aconteceram recentemente? Talvez esquecendo as conversas? Você também perde as coisas e tem dificuldade em falar ou encontrar as palavras certas? Todo mundo esquece as coisas às vezes.

A perda leve de memória tende a aumentar com a idade e geralmente não é motivo de preocupação.

Algum grau de problemas de memória, bem como um declínio modesto de outras habilidades de pensamento, são uma parte bastante comum do envelhecimento.

Mas a perda progressiva de memória devido a doenças como a doença de Alzheimer pode ser grave.

Muitas causas de perda de memória são tratáveis ​​se diagnosticadas precocemente. Se não for diagnosticada e tratada, algumas doenças progridem e dificultam o tratamento.

Então, o que nos faz esquecer? O que nos impede de armazenar mentalmente essa informação ou ser capaz de recuperá-la?

A palavra "demência" é um termo genérico usado para descrever um conjunto de sintomas, incluindo comprometimento da memória, raciocínio, julgamento, linguagem e outras habilidades de pensamento. A demência geralmente começa gradualmente, piora com o tempo e prejudica as habilidades de uma pessoa no trabalho, nas interações sociais e nos relacionamentos.

Freqüentemente, a perda de memória que atrapalha sua vida é um dos primeiros ou mais reconhecíveis sinais de demência.

Como nossa mente e corpo estão conectados e afetam um ao outro, nossas emoções e pensamentos podem impactar nosso cérebro.

Por exemplo, muito estresse pode sobrecarregar nossas mentes e causar distração e fuga de cérebros. Enquanto o estresse agudo de curto prazo pode desencadear um problema momentâneo de memória, a exposição crônica e prolongada ao estresse pode aumentar o risco de demência.

Também a depressão pode embotar a mente e causar tanto desinteresse em seu ambiente que a memória, a concentração e a consciência sofrem. Sua mente e emoções podem ser tão pesadas que você simplesmente não consegue prestar muita atenção ao que está acontecendo. Consequentemente, é difícil lembrar de algo que você não estava prestando atenção. A depressão também pode causar problemas com o sono saudável, o que pode dificultar a lembrança das informações.

Estas são apenas algumas das muitas razões pelas quais não conseguimos lembrar.

Aceitar a perda de memória e o possível aparecimento de demência pode ser difícil. Algumas pessoas tentam esconder problemas de memória, e alguns familiares ou amigos compensam a perda de memória de uma pessoa, às vezes sem ter consciência do quanto se adaptaram à deficiência.

Obter um diagnóstico imediato é importante, mesmo que seja desafiador.

Consulte o seu médico se a perda de memória estiver interferindo em suas atividades diárias, ameaçando sua segurança, progredindo ou acompanhada de outros sintomas físicos.

Observar que tipo de perda de memória você tem ajudará seu médico a determinar sua causa.