• Dra. Claudia Neurologista

Os antidepressivos e a depressão!


UMA ANALOGIA: A depressão sem medicamentos é como limpar a casa com uma bola e uma corrente no tornozelo. Quando você toma remédio, ainda tem que limpar a casa, mas sem estar acorrentado.

Se você tiver depressão, isso pode significar que você se sente muito para baixo na maior parte do tempo e:


  • não gosta mais das coisas que você costuma fazer

  • acha difícil falar com as pessoas sobre como você se sente

  • acha difícil cuidar de si mesmo e realizar as tarefas do dia-a-dia


Os antidepressivos têm como alvo um ou mais neurotransmissores que se acredita estarem envolvidos na regulação do humor, permitindo que uma quantidade maior desses neurotransmissores permaneçam disponíveis no cérebro e teoricamente compensando quaisquer deficiências que possam estar causando os sintomas de depressão em uma pessoa.


Este efeito é apenas temporário; quando você para de tomar o antidepressivo, a química do seu cérebro volta ao estado anterior.


Alguns tipos de medicamentos antidepressivos podem ajudar as pessoas a controlar a ansiedade, mesmo que não estejam apresentando sintomas de depressão.


Relato de uma pessoa: "Eu estava uma bagunça total antes de começar com meus antidepressivos. Depois de uma luta nas primeiras duas semanas, comecei a ver a luz no final do que tinha sido um túnel muito longo."

Se você não sentir nenhum benefício depois de tomar um antidepressivo por 2 a 4 semanas, converse com seu médico. Diferentes antidepressivos funcionam de maneira diferente para cada pessoa, por isso pode levar tempo e paciência para encontrar o tratamento certo.


Consultar seu médico sempre é a melhor solução.



#claudianeurologista #neurologistaitumbiara #medicoitumbiara #saudeitumbiara

#antidepressivos #depressao #saudemental #followme


Dra. Claudia Soares Alves

Médica Neurologista

CRM GO 12452  |  CRM MG 41000

RQE 7919 e 6115


AGENDE UMA CONSULTA



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo