O cérebro deve funcionar regularmente.

À medida que envelhecemos, podemos nos preocupar se vamos desenvolver a doença de Alzheimer ou uma demência relacionada.

No momento, não há maneira conhecida de prevenir a doença de Alzheimer. Mas há coisas que podem tornar isso menos provável.

O Alzheimer, como outras doenças crônicas comuns, provavelmente se desenvolve como resultado entre vários fatores, incluindo idade, genética, meio ambiente, estilo de vida e condições médicas.

Embora alguns fatores de risco - como idade ou genes - não possam ser alterados, outros fatores de risco - como hipertensão e falta de exercícios - geralmente podem ser alterados para ajudar a reduzir o risco.

Alguns estudos mostraram que as pessoas que se exercitam têm menor risco de declínio cognitivo do que aquelas que não praticam exercícios físicos. O exercício também foi associado a menos placas e emaranhados de Alzheimer no cérebro e melhor desempenho em certos testes cognitivos.

Uma série de atividades aplicadas, como ler, jogar cartas e outros jogos, fazer palavras cruzadas e até mesmo assistir à televisão ou ouvir rádio podem ajudá-los a evitar os sintomas da doença.

Não há mal nenhum em colocar o cérebro para funcionar regularmente.

A doença de Alzheimer é devastadora, e algumas pessoas são tentadas por "curas" não experimentadas ou comprovadas.

Consulte o seu médico antes de tentar comprimidos ou qualquer outro tratamento ou suplemento que prometa prevenir o Alzheimer. Esses "tratamentos" podem ser inseguros, um desperdício de dinheiro ou ambos.