Frio chegando: Tempo das Meningites.

A busca por ambientes fechados e protegidos do frio é natural com a proximidade do inverno.

Devido as aglomerações, a estação mais gelada do ano favorece a transmissão de doenças infectocontagiosas importantes, entre elas a meningite, enfermidade que pode levar à morte ou provocar sequelas neurológicas irreversíveis se não for tratada rapidamente.

A meningite é uma doença caracterizada pela inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula.

Geralmente acomete crianças na faixa etária de menor resposta imunológica, e é mais frequente no inverno.

A inflamação pode ser causada por diversos agentes como bactérias, vírus e fungos.

Os principais sintomas da meningite são: febre elevada e persistente, vômitos, rigidez da nuca, dor de cabeça intensa, delírio, convulsões, manchas vermelhas na pele (geralmente nas pernas), irritabilidade e confusão.

O tratamento deve ser feito rapidamente porque a meningite é uma doença que pode deixar graves sequelas no sistema nervoso, tal como a epilepsia ou, em crianças, retardo mental e surdez.

O diagnóstico é feito com a solicitação de um exame de sangue e estudo do líquor, ou líquido céfalo-raquidiano, obtido através de uma punção lombar, a fim de detectar qual é o agente que está causando a infecção (vírus ou bactéria, por exemplo). Tomografia computadorizada também poderá ser solicitada.

O tratamento consiste em identificar rapidamente qual é o agente causador do distúrbio.