Exame de eletroencefalograma: quando ele deve ser feito?

Pense na última vez que você tentou resolver um jogo de palavras cruzadas ou começou a aprender um novo idioma. Lembre-se da última vez que você acordou no meio de um sonho estranho ou precisou encontrar o seu caminho em uma cidade que nunca esteve antes.

Enquanto você pensa, sonha, vê e sente, seu cérebro está constantemente ativo, absorvendo todas as informações, compactando e reconectando dados existentes e integrando tudo a uma experiência consistente. Para você, essa experiência constitui sua realidade.

Sempre que milhares de neurônios disparam em sincronia, eles geram um campo elétrico suficientemente forte para se espalhar pelos tecidos, ossos e crânio. Eventualmente, pode ser medido na superfície da cabeça.

Um EEG pode ser usado para ajudar a diagnosticar e monitorar uma série de condições que afetam o cérebro.

Pode ajudar a identificar a causa de certos sintomas - como convulsões (ataques) ou problemas de memória - ou descobrir mais sobre uma condição com a qual você já foi diagnosticado.

O principal uso de um EEG é detectar e investigar epilepsia , uma condição que causa convulsões repetidas.

Com menos frequência, um EEG pode ser usado para investigar outros problemas, como demência , lesões na cabeça , tumores cerebrais , encefalite (inflamação cerebral) e distúrbios do sono, como apneia obstrutiva do sono .

O EEG é um dos exames complementares mais rápidos disponíveis, pois geralmente possui uma alta taxa de amostragem.

O procedimento de EEG é indolor, confortável e muito seguro. Nenhuma eletricidade é colocada em seu corpo enquanto é realizada. Normalmente você não experimentará nenhum efeito colateral.

A importância dos exames de eletroencefalograma para a medicina é vital. O fato de poder diagnosticar com precisão problemas em pacientes que estejam em situação de risco de morte faz com que a urgência no laudo seja um fator decisivo.

Você ficou com alguma dúvida referente ao exame de eletroencefalograma?

Consulte sua Médica Neurologista.