O que é o estadiamento da demência?

Qual à sua capacidade de entender exatamente em que estágio da doença seu ente querido se encontra para ajudar a fornecer o nível correto de cuidado necessário?

Como cuidador, pode ser difícil dar um passo para trás e tentar permitir que seu ente querido continue fazendo as coisas por conta própria, mas cuidar demais pode, na verdade, fazer mais mal do que bem.

Normalmente, a demência é geralmente considerada em três estágios: leve (ou “precoce”), moderada (ou “média”) e grave (ou “tardia”).

Definir o estágio da doença do seu ente querido ajudará o médico a determinar a abordagem adequada do tratamento, o que levará a uma melhor comunicação entre o cuidador, os profissionais de saúde e o paciente.

Você tem que entender que não há duas pessoas com demência que tenham a doença exatamente da mesma maneira, e a taxa de progressão varia de acordo com a pessoa e o tipo de demência.

Há um curso natural da doença e, com o tempo, as capacidades de todas as pessoas com demência irão piorar.

Quais são as preocupações que devemos ter com a segurança dele? Precisamos entender as habilidades atuais de nossos entes queridos para ajudá-los, permitindo que vivam uma vida melhor e mais independente.

É por isso que uma avaliação de sua condição é tão necessária.

Professora Mestra em Neurologia, efetiva da faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Goiás, coordenadora da Liga de Neurologia e da Liga de Saúde Mental da UEG