• Dra. Claudia Neurologista

Como a espiritualidade pode ajudar na recuperação de pacientes?


Para muitas pessoas, a espiritualidade é uma fonte de conforto, bem-estar, segurança, significado, ideal e força.


Quando um indivíduo se sente incapaz de encontrar um significado para os eventos da vida, como a doença, ele sofre pelo sentimento de vazio e desespero.


Ao entender que sua vida está sob controle de algo ou alguém maior, fora de seu domínio, a pessoa tende a enfrentar o sofrimento de forma mais positiva. A certeza de um suporte 'além' faz com que a angústia diminua, e os sentimentos favoráveis tragam conforto.


No caso de pacientes, a espiritualidade pode ajudar na recuperação.


Em uma pesquisa predominantemente composta por cristãos, com idade maior que 40 anos e acompanhados por tempo médio de 8 anos e meio, foi observado o menor risco de morte, entre aqueles que relataram a presença em serviços religiosos pelo menos uma vez por semana, em comparação àqueles sem nenhuma presença nos serviços religiosos.


A associação foi mediada por comportamento de saúde e outros fatores de risco.


Muitos pacientes usam suas crenças para lidar com suas doenças. A cura pode ser influenciada pelo reforço positivista do paciente, e este efeito pode ser tão importante quanto os efeitos do tratamento clínico.


Os pacientes que têm fé demostram mais força e determinação para enfrentar o tratamento. Já os pacientes que não acreditam em nada costumam ficar deprimidos e se queixando do problema.


Por exemplo, uma pesquisa diz que a religião e a espiritualidade podem ajudar os pacientes com câncer a encontrar significado em sua doença e proporcionar conforto diante do medo. Esses pacientes também podem ter mais chances de obter ajuda prática na recuperação.


Cuidando de todos os pilares: espiritual, físico, emocional, profissional, social, intelectual e até financeiro com certeza alcançaremos uma saúde abundante!


Acreditar no tratamento, no médico, em si mesmo, e na recuperação é extremamente importante e pode ajudar inclusive no resultado e na cura de diversos problemas.


A associação entre espiritualidade e saúde está documentada em inúmeras pesquisas científicas, pois a espiritualidade contribui para a melhora da saúde graças a vários fatores.


___________________________________


Dra. Claudia Soares Alves

Médica Neurologista

CRM GO 12452  |  CRM MG 41000

RQE 7919 e 6115


AGENDE UMA CONSULTA


#Claudianeurologista #neurologistaitumbiara #medicoitumbiara #saudeitumbiara #espiritualidade #féemedicina

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Atendimento
Pró Saúde
Praça São Sebastião, 210
Centro - Itumbiara-GO

64 3431-1114  |  3404-1114

  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca Ícone Instagram

Desde 2018 | Todos direitos reservados | Dra. Claudia Soares Alves Pires  |  desenvolvido por View Network