NO CINEMA: DOENÇAS NEUROLÓGICAS QUE COMPROMETEM OS IDOSOS.

Apesar da senilidade não ocupar um espaço central na temática cinematográfica, são inúmeros os filmes que expressam múltiplas imagens do envelhecimento humano, propiciando uma possibilidade a mais de entender os idosos.

O cinema mostra imagens em movimento, da velhice que perpetuam e fazem pensar, construindo significados para o processo de envelhecimento.

O envelhecimento é um dos assuntos mais complexos para enfrentamento dos seres humanos e para a ciência que pesquisa e analisa seus aspectos, em razão de ser amplamente heterogêneo, múltiplo e diverso.

Ao expor a humanidade e favorecer reflexões críticas, o cinema desempenha seu papel de suprir experiências que nem todos podem vivenciar.

Dessa forma, constitui-se como valiosa fonte de recurso para a educação médica.

Os filmes ampliam as possibilidades de promoção de uma formação mais abundante e integrada, pois envolvem habilidades e competências que vão além do conhecimento biomédico, o que é essencial no contexto da abordagem ao paciente idoso.

Fonte: Duarte, J. A., Oliveira, B. M. de, Vieira, Y. O., Bezerra, A. J. C., & Vianna, L. G. (2016, janeiro-março). Os filmes no ensino das doenças neurológicas em idosos.

Revista Kairós Gerontologia, 19(1), pp. 193-210. ISSNe 2176-901X.

São Paulo (SP), Brasil: FACHS/NEPE/PEPGG/PUC-SP

Estes filmes de longa-metragem didaticamente focam pacientes idosos portadores de doenças neurológicas, como doença de Alzheimer, acidente vascular encefálico e demência vascular, doença de Parkinson e esclerose lateral amiotrófica.

Uma das missões da médica neurologista é ajudar a família e a sociedade a identificar, compreender e saber lidar com as doenças neurológicas que acometem os idosos.