top of page
  • Foto do escritorDra. Claudia Neurologista

PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA DEVEM TER CUIDADO COM A METÁSTASE CEREBRAL


O relato de uma paciente alerta: "Senti que havia algo errado com meu seio direito. Era um câncer de mama. Passei por sete meses de quimioterapia, uma mastectomia e radiação. Cheguei a um ponto em que não havia mais nenhuma evidência da doença. Meu oncologista sugeriu um exame de imagem do cérebro, pois eu não havia sido submetida a nenhum exame desse tipo desde o exame de imagem original, realizado na primeira vez em que fui diagnosticada. O exame mostrou a presença de três tumores."

Isso é aterrorizante para os pacientes, que ficam assustados se vão sobreviver e com os tratamentos oferecidos.


O câncer de mama metastático é o segundo câncer mais comum associado a metástases cerebrais. E como as pacientes com câncer de mama avançado vivem mais, a incidência de metástases cerebrais parece estar aumentando.


Porém quando o diagnóstico se dá no estágio inicial, as chances de cura são maiores, evitando também que o tumor se espalhe para outros órgãos.


O preocupante é que grande parte das pacientes com tumores mamários desconhecem o perigo da metástase cerebral decorrente do câncer de mama. De 5,9 a 39% das pacientes apresentam complicações com metástase no cérebro.


"Todas as pacientes devem ter cuidado independente da fase que a doença é diagnosticada, pois quando o estágio é inicial, as chances de futuras complicações são de 3% contra 8% quando o tumor é diagnosticado em fase avançada."

Quando o câncer de mama se espalha para o cérebro, ele pode ser tratado, mas não pode ser curado.


O tratamento visa controlar e retardar a propagação do câncer, possibilitando que as pacientes vivam mais, assim aliviam os sintomas e proporcionam uma melhor qualidade de vida pelo maior tempo possível.


A prevenção é fundamental para que você se proteja, pois a metástase pode ser diagnosticada de dois a dez anos após o câncer primário e a principal forma de prevenção é um estudo de ressonância magnética do cérebro, com uma frequência pelo perfil de cada paciente.


Atenção, pois os sintomas do câncer de mama no cérebro podem incluir:


  • Dor de cabeça

  • alterações nos sentidos controlados pelo cérebro, como fala arrastada, visão turva, problemas de equilíbrio, -tontura ou qualquer outra coisa que pareça incomum

  • Problemas de memória

  • Mudanças de humor ou personalidade

  • Convulsões

  • Acidente vascular cerebral ou "ataque cerebral", no qual o suprimento de sangue para o cérebro é cortado; os -sintomas podem incluir fraqueza repentina ou dormência em um lado do corpo, dor de cabeça, dificuldade em falar, -alterações da visão, tontura e / ou perda de equilíbrio


Sintomas esses, é sinal que as complicações já estão avançadas.


É de extrema importância que as pacientes tenham um acompanhamento durante e depois do tratamento do câncer de mama, possibilitando que a metástase cerebral seja descoberta no início, evitando que o tratamento tardio afete extremamente na qualidade de vida.



___________________________________


Dra. Claudia Soares Alves

Médica Neurologista

CRM GO 12452  |  CRM MG 41000

RQE 7919 e 6115



23 visualizações0 comentário
bottom of page